Alimentação, Nutrição, Dietética e Alimentação Racional


Quando ouvimos falar no termo Alimentação sabemos que este anda de mãos dados com outro termo: Nutrição. E quando nos aprofundamos sobre o tema cada vez mais badalado da Alimentação Saudável surgem ainda outros dois termos menos conhecidos: Dietética e Alimentação Racional. Mas afinal onde começa um e acaba outro? Qual a definição correta de Alimentação, Nutrição, Dietética e Alimentação Racional?

Foi no sentido de esbater a fronteira entre estes termos que resolvi criar este post.

Alimentação vs Nutrição


Alimentação

É o processo pelo qual os organismos obtêm alimentos para as suas funções vitais. Algumas das funções da alimentação são:


Nutrição

É o processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização das suas funções vitais.
Os nutrientes dividem-se em:


Dietética

É a disciplina que estuda os alimentos e a sua combinação de modo a que cubram suficiente e adequadamente as necessidades nutritivas dos diferentes indivíduos de acordo com as suas características individuais, ambientais e culturais.


Alimentação Racional

Baseia-se nas quatro leis da alimentação que contribuem para um bom estado físico e psicológico do organismo, bem como para um menor custo desta necessidade humana. Todas as leis dependem do sexo, idade, atividade física e estado de saúde.

  • Lei da Quantidade: devemos ingerir nutrientes em quantidades necessárias para suprimir as nossas necessidades. Não devemos ficar muitos cheios, nem com fome.
  • Lei da Qualidade: devemos ingerir todos os nutrientes.
  • Lei da Adequação: devemos ingerir todos os nutrientes em quantidades a adequadas à nossa saúde e atividade.
  • Lei da Harmonia: devemos ingerir todos os nutrientes, em quantidades necessárias, variando ao máximo e respeitando as proporções da Roda dos Alimentos.

Comentários

  1. Olá,

    Nem sempre comemos o que nosso corpo precisa ou o fazemos de forma adequada.
    Procuro ter uma alimentação equilibrada, mas sei que peco no açúcar, um erro que to tentando corrigir e diminuir o uso do açúcar branco e refinado.

    Gostei de conhecer seu espaço.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      É realmente complicado acabar com os maus hábitos alimentares, até porque existem alimentos pouco saudáveis que nos dão um imenso prazer momentâneo.
      Espero que consiga aos poucos ir reduzindo no consumo de açúcar.
      Obrigada pela visita!

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!