10 Super Alimentos para o Cérebro

O nosso cérebro é o órgão do corpo humano que mais energia necessita para as suas funções. No entanto, ele prefere determinados alimentos em detrimento de outros. Esses alimentos podem ajudá-lo a melhorar o seu desempenho, nomeadamente, ao nível da melhoria da atenção e memória. Segue uma lista com 10 alimentos particularmente importantes para o nosso cérebro a vários níveis.

1. Mirtilos

Os mirtilos melhoram a memória a curto prazo e constituem uma das maiores fontes alimentares de antioxidantes conhecidas pelo homem, incluindo, vitamina C, K e fibra. Devido aos seus altos níveis de ácido gálico, os mirtilos protegem especialmente o nosso cérebro do stress e da degeneração das células cerebrais.
Os mirtilos possuem antocianinas que são um grupo de compostos presentes nas plantas com efeitos altamente anti-inflamatórios e antioxidantes.
Os antioxidantes agem contra o stress oxidativo e a inflamação, condições que contribuem para o envelhecimento do cérebro e para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
Alguns dos antioxidantes presentes nos mirtilos podem-se acumular no cérebro e ajudar a melhorar a comunicação entre as células cerebrais.

2. Tomates

Os tomates ajudam a prevenir os danos provocados pelos radicais livres.
Existem boas evidências que o licopeno, um poderoso antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar na proteção contra os danos provocados pelos radicais livres nas células, cuja ocorrência provoca demência e, particularmente, Alzeimer.
Quando cozinhados com azeite, outro alimento bom para o cérebro, a sua absorção é otimizada, o que aumenta a sua eficácia.



3. Café

Já falei sobre os incríveis benefícios do café para a nossa saúde no post anterior que podem ler aqui.
O café é de facto um alimento com inúmeros benefícios para a nossa saúde, principalmente ao nível do nosso sistema neurológico. Dois dos maiores componentes do café são a cafeína e os antioxidantes, ambos com benefícios a nível cerebral.
A cafeína aumenta o nosso nível de alerta, melhora o nosso humor e aumenta a nossa concentração. O consumo de cafeína ao longo do tempo também está associado à redução do risco de doenças neurológicas, tais como Parkinson e Alzeimer, o que se pode dever à alta concentração de antioxidantes no café.


4. Brócolos

Os brócolos também são incrivelmente ricos em antioxidantes e possuem um nível elevado de vitamina K, fornecendo mais de 100% da recomendação diária recomendada. Esta vitamina é essencial para a formação da estrutura das células cerebrais. Alguns estudos apontam a vitamina K como potenciadora da memória.
Para além de vitamina K, os brócolos contêm numerosos compostos com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que pode ajudar na proteção das células cerebrais.




5. Chocolate negro

O chocolate negro e o cacau em pós possuem algum compostos benéficos para o cérebro, incluindo flavonoides, cafeína e antioxidantes. Os flavonoides são um grupo de compostos antioxidantes de origem vegetal, que no cérebro se reúnem em áreas responsáveis pela aprendizagem e memória.
O chocolate também melhora o humor e os sentimentos positivos de acordo com pesquisas. Contudo, não é clara se razão pela qual os consumidores melhoram o seu humor tem efetivamente a ver com os componentes presentes no chocolate ou apenas com o facto do seu sabor delicioso deixar as pessoas felizes.



6. Nozes

Existem pesquisas que mostram que as nozes podem melhorar os nossos marcadores de saúde cardíaca e ter uma boa saúde cardíaca está relacionado com ter um cérebro saudável.
Já em 2014, um estudo mostrou que as nozes podem melhorar a nossa cognição e mesmo ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas. Outro estudo demonstrou que as mulheres que consomem nozes durante vários anos têm uma memória mais afiada comparativamente com aqueles que não consumem nozes.
Vários nutrientes presentes nas nozes como ácidos gordos saudáveis, antioxidantes e vitamina E poderão explicar os seus efeitos benéficos para a saúde do cérebro.
A vitamina E protege as membranas das células dos danos dos radicais livres, ajudando a reduzir o declínio mental próprio da idade.


7. Ovos

Os ovos são uma boa fonte de vários nutrientes relacionados com a saúde do cérebro, incluindo, as vitaminas B6 e B12, ácido fólico e colina.
A colina é um importante micronutriente que o nosso corpo utiliza para produzir a acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e a memória.
Consumir ovos é um meio fácil de obter colina, visto que os ovos são uma das maiores fontes deste nutriente na dieta. Para além disso, as vitaminas B desempenham vários papeis na saúde cerebral, começando pela diminuição da progressão do declínio mental nos idosos e a sua insuficiente ingestão está ligada ao desenvolvimento de depressão.
A deficiência em folato é comum nos idosos com demência e estudos demonstram que a suplementação em ácido fólico pode ajudar a minimizar o declínio mental relacionado com a idade.
A vitamina B12 também está envolvida na síntese de químicos e na regulação de açúcar do cérebro.


8. Óleo de coco

O óleo de coco é um dos alimentos mais versáteis que existem. E quando toca ao nosso cérebro é cheio de benefícios.
O óleo de coco trabalha como um anti-inflamatório natural suprimindo as células responsáveis pela inflamação. Também pode ajudar com a perda da memória resultante do envelhecimento e  destruir as bactérias más presentes no nosso intestino.






9. Salmão

O salmão é um dos alimentos mais nutritivos e bons para o cérebro que existem. Rico em ácidos gordos ómega 3 que auxiliam ao normal funcionamento do cérebro e melhoram a memória.
Os ácidos gordos ómega 3 também ajudam na prevenção do cancro e tumores malignos.







10. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são das sementes que existem mais ricas em zinco. O zinco é um mineral que melhora a memória e as nossas capacidades de raciocínio.
As sementes de abóbora também são ricas em magnésio, vitamina B e triptofano, o precursor da serotonina, o químico da boa disposição.

Comentários